Análise: Need for Speed: The Run

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Mais que uma análise, a dica de hoje é Need for Speed: The Run. Depois de alguns títulos horríveis, parece que desta vez a EA acertou em um NFS para nosso querido Wii. Na verdade, eu estava bem descrente com The Run, pois desde a série Underground que não tinha visto nenhum NFS que me agradasse, mas mordi a língua ao chegar no fim do jogo. Embora não tenhamos a possibilidade de tunar os carros, o game consegue te prender de outra maneira: agora entramos na pele de Matt, um antigo piloto de corrida, que agora precisa correr por sua vida. Além da trama envolvente o jogo conta com uma das mais belas fotografias vistas no Wii, com cenários bem detalhados. Fuja de carros de polícia, helicópteros e desvende o mistério por trás de Need for Speed: The Run!

Corra por sua vida

Matt está em grandes apuros! Nosso protagonista acorda dentro de seu carro no fundo de um lago. Desesperado e vendo a morte chegar, ele não perde tempo e quebra o vidro traseiro, por onde foge para a superfície em busca de ar. Cansado e sem fôlego, Matt consegue alcançar a margem do lago e se depara com uma misteriosa mulher ruiva e muito atraente. Matt, confuso, quer saber quem é a moça que vai logo perguntando a ele sobre a corrida, The Run. A grande corrida clandestina, de São Francisco a Nova York, que dará milhões de dólares ao vencedor! A moça oferece seu próprio carro para a corrida e diz que será a co-pilota. Como negar uma oferta dessas? Matt agora corre por sua vida, competindo por milhões de dólares enquanto foge daqueles que querem matá-lo. Emocionante, não?


Desvendando o jogo

O jogo pode ser jogado tanto com o Nunchuk quanto com o Classic Controller conectados ai Wii Mote. Na tela do game temos um pequeno mapa redondo no canto inferior esquerdo, um mostrador com a velocidade, os níveis de nitro, condições vitais e quantidade de vidas (apenas para o nível normal) no canto inferior direito. Acima temos sua posição e a grana arrecadada, um retrovisor, o tempo restante e/ou a quantidade de milhas restantes. Todas as informações necessárias para detonar todos os 150 competidores da The Run!

Em The Run também não ficamos presos apenas em corridas. Embora por trás do jogo todo tenhamos a grande The Run que deverá ser vencida, termos missões diferentes em cada episódio. Você deverá alcançar seu destino antes que o tempo acabe, ou participar de uma alucinante perseguição de policiais e ainda alcançar seu destino sem ser pego, ou, ainda, alcançar seu rival antes que ele escape de você, ou simplesmente alcançar um certo número de corredores. Tudo isso, claro, superando cada um dos competidores da The Run. Mas não pense que ficará nessa moleza toda, no meio de cada missão a câmera mudará de posição para que você prove que é bom no volante, ou melhor, no controle, e desvie de paredões de polícias, rochas soltas do topo das montanhas, mira da arma dos policiais ou bazucas de mafiosos que querem estourar seus pneus ou, ainda, desviar de perigosos mísseis em helicópteros.


E o desafio não para por aí! Um trem vem logo à frente e a polícia, logo atrás. O que fazer? Ah, sim, uma rampa logo ali para saltar por cima do trem! Mas espere? Tenho velocidade suficiente? Sim, caso você acerte a sequência de comandos que será mostrada na tela com o uso dos direcionais do Wii Mote. Prepare-se para saltar sobre desfiladeiros e realizar manobras arriscadas com o uso do Heroic Action.

Os gráficos do jogo também não ficam atrás! Os carros que você controlará são bem detalhados e de aspecto brilhante, pecando apenas nos carros dos civis que são simples e com poucas cores. O cenário é muito bonito, colorido e diversificado. Ao usar o nitro, você poderá verificar que o cenário se desmancha sobre você com um esfumaçado simulando a alta velocidade. Você percorrerá por cidades movimentadas, florestas e desertos, mudando o trajeto e aumentando a dificuldade ao longo do percurso São Francisco - Nova York. Isso irá testar suas habilidades, uma vez que em cidades teremos curvas mais fechadas e avenidas de mão dupla. Cuidado com a contramão! E em pistas de florestas, teremos curvas mais abertas e bifurcações. Os carros também estão mais duros e pesados, como em Shift, o que transmite uma sensação mais real ao pilotar. Você sentirá que com alguns carros será mais fácil realizar curvas, ou conseguir a aceleração desejada. Logo, o jogo passa longe de ser um arcade e consegue simular bem o que é dirigir um carro em alta velocidade.
E isso não é tudo

Não é possível escolher o carro que você usará em determinada missão de The Run, mas ao logo dos episódios uma grande lista de carros passará por você, cada um com suas qualidades e defeitos, uns mais rápidos, outros que fazem curvas mais abertas, portanto, caberá a você tirar proveito da máquina em suas mãos. Tem uns carros bem ruins de fazer curva, então o negócio vai ser desviar dos competidores para economizar saúde e vidas. Mas não se preocupe, em casa missão, modelos de carros (mais de 30) serão liberados para serem usados no modo Multiplayer e modo Challenge, com desafios para jogadores iniciantes ou experientes. Também serão liberadas peças para customização de seus veículos. Beleza, temos um Multiplayer com até 4 jogadores para nos divertirmos com nossos amigos, mas e o modo on-line? Infelizmente o jogo não conta com modo on-line para apimentar ainda mais as disputas entre seus amigos.

O jogo também conta com uma trilha sonora que fará você se sentir num filme de perseguição no meio do deserto, o que cai como uma luva para este NFS. Diferente das versões para PS3 e X360, a versão para Wii e 3DS recebe um remix com conhecidas músicas de Need for Speed II, Hot Pursuit, High Stakes e outros. Mas não deixa a desejar. Nostalgia?
  
              

Uma curiosidade é que na versão para PS3 e X360 o personagem principal chama-se Jack, enquanto que na versão para Wii e 3DS, entramos na pele de Matt, porém na embalagem do jogo temos a seguinte frase: "Seja a vantagem competitiva de Jack enquanto ele luta por sua vida". Será que mudaram o nome de última hora?

Prós
Além das corridas, muita tensão durante todo o jogo
Muitas conquistas a serem liberadas mesmo após o término do jogo
Cenas bem detalhadas para o Wii
Inovações para a série
Contras
Falta de um modo on-line
Ausência de um modo free play
História muito linear
Pouca variadade de missões
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