{[['
']]}


Como a bermuda funciona
Se você imaginou que o tecido da bermuda foi embebido num cosmético anticelulite, errou. Esse tipo de roupa é confeccionado com uma tecnologia de ponta. Na peça da Invel, empresa de pesquisa e desenvolvimento de produtos terapêuticos, o tecido de poliamida e elastano (comum em moda fitness) leva um banho de uma biocerâmica que se incorpora à trama. Em contato com o corpo, esse material absorve calor para depois devolvê-lo sob a forma de raios infravermelhos longos. "É um processo fotoquímico que estimula o fluxo do sangue no local, melhorando a circulação, a retenção líquida e a inflamação", explica Nelson B. Lima, pesquisador e doutor em tecnologia nuclear pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e pesquisador colaborador do Instituto Invel de Tecnologia e Pesquisa. Já a Rhodia, multinacional que fornece matérias-primas para diversas marcas de lingerie e sportswear (Plié, Scala, Trifil, Hope, Lupo, entre outras), lançou o fio têxtil de poliamida batizado de Emana, que tem a mesma função: estimular a circulação e melhorar o aspecto da pele. O diferencial é que o próprio fio já contém cristais bioativos que emitem a radiação infravermelha.
O que dizem os especialistas
Não basta prometer. Para os dermatologistas, só há um meio de saber se as bermudas dão resultado: testando-as e com rigor. Foi por isso que o setor de cosmiatria do Departamento de Dermatologia e a disciplina de cirurgia vascular do Departamento de Cirurgia, ambos da Unifesp, resolveram realizar um estudo clínico para investigar a eficácia e a segurança de um tipo de tecido de compressão no tratamento da celulite de graus 2 e 3 (leve e moderado). "O objetivo é avaliar, em três meses, as possíveis modificações na microcirculação e verificar melhoras nos sinais clínicos da celulite", explica Sergio Talarico. Apesar do estudo ainda não estar concluído, o médico prevê resultados interessantes. A expert Doris Hexsel, do Serviço de Dermatologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, que estuda a fundo a celulite, cita uma referência na literatura médica sobre o uso de uma bermuda compressora, mas associada à aplicação de cremes. "Houve uma melhora discreta na celulite", conta. "Acredito que o efeito de sustentação da bermuda seja capaz de prevenir um agravamento da flacidez, que tem papel importante no desenvolvimento do problema", fala. O dermatologista Davi de Lacerda, formado no Hospital Johns Hospkins, Estados Unidos, acrescenta um outro possível benefício das bermudas: "A compressão desse tipo de tecido e a modelagem podem facilitar a drenagem linfática".
É fácil de usar?
Segundo os fabricantes, as bermudas precisam ser usadas por, no mínimo, 60 dias para dar resultado. E não basta colocar a roupa apenas na hora de ir à academia. Os estudos das próprias marcas registraram melhora com oito horas contínuas vestindo a peça. Isso significa que você teria que ir trabalhar (por baixo do terninho!) ou, se preferir, dormir com ela. A bermuda da Invel, registrada pela Anvisa como produto terapêutico, resiste a até 100 lavagens. Já as peças confeccionadas com o fio Emana, também com registro na Anvisa, não têm prazo de "validade": "A menos que o tecido seja danificado, o efeito anticelulite não se perde", diz Elizabeth Haidar, gerente de marketing da Rhodia. Outra questão: convém que as peças fabricadas com o fio Emana, da Rhodia, fiquem em contato direto com a área afetada pela celulite. Então, vale usar lingeries bem cavadas de elastano, tecido que não impede o efeito dos raios infravermelhos (a Invel não particulariza o tipo de lingerie a ser usado). Além da bermuda, já é possível comprar calcinha, body, legging, top e short com a tecnologia. Por fim, vale ressaltar que nem tudo dura para sempre: se deixar de usar as peças, mais cedo ou mais tarde, o tempo trará os furinhos de volta. Concluindo, os especialistas compartilham a opinião de que dieta equilibrada e atividade física são as armas mais eficientes para prevenir e atenuar a celulite. Portanto, encare a bermuda como mais um recurso. Todos juntos são bons aliados para salvar a sua pele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário